Barraca automotiva e carro anfíbio são atrações de feira em SP

A feira “Adventure Sports Fair”, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, reúne diversos produtos voltados para o esporte e turismo. Dentre eles, há algumas atrações para quem gosta de se aventurar com o próprio carro, como as barracas automotivas, que de acordo com a empresa Camping’s World, servem para qualquer tipo de veículo.

A responsável pela fábrica, Ilka Rocha Ribeiro, diz que existem três tamanhos e quatro modelos de barraca. “A mais barata parte de R$ 2.509 e a mais completa custa R$ 3.334.”

A barraca serve e qualquer carro, segundo a responsável da empresa (Fotos: Thalita Real)

A barraca serve e qualquer carro, segundo a responsável da empresa (Fotos: Thalita Real)

“A única restrição é para carros conversíveis”, afirma Ilka Ribeiro. Para instalar é preciso ter um rack resistente. Ela também explica que muitas pessoas têm dúvidas em relação ao peso que o equipamento faz no teto do carro. “Não precisa ter preocupação. O peso da barraca é apoiado no rack, que por sua vez joga o peso nas colunas do carro, que são bem rígidas.”

A barraca automotiva demora um minuto para ser montada e agüenta até 300 kg

A barraca automotiva demora um minuto para ser montada e aguenta até 300 kg

CARRO ANFÍBIO

Outra novidade do evento é carro anfíbio off-road. O Argo, importado do Canadá e fabricado pela Ontário Drive & Gear Limited, foi feito para enfrentar trilhas off-road, neve e água.

O modelo oferece versões com seis ou oito rodas e pode transportar até seis pessoas por terra e quatro por água. O preço vai de R$ 30 mil a R$ 137 mil.

A carroceria é toda de plástico para enfrentar diversos ambientes

A carroceria é toda de plástico para enfrentar diversos ambientes

CONSTRUINDO UM CARRO

A Fiat também participa da feira e traz uma novidade interessante, chamada Mio. É um projeto que conta com a ajuda do público para idealizar e criar o terceiro carro conceito da marca no Centro Estilo Fiat Brasil. Quando pronto, o veículo será apresentado no Salão do Automóvel de 2010, em São Paulo.

Para participar, basta acessar o site: http://www.fiatmio.cc/. Todas as sugestões serão consideradas para o protótipo FCC III.

O FCC II, carro conceito da marca, está exposto na feira para estimular a criatividade do público

O FCC II está exposto na feira para estimular a criatividade do público que participará da criação do FCC III

Serviço:

O evento acontece até o próximo dia 13, das 14h às 22h. Mais informações pelo site: www.adventurefair.com.br


Mitsubishi Pajero TR4 2010 muda visual e motor

PAJERO TR-4 - UM CARRO DESSES MERECE UM LINDA CAPA DE ESTEPE!

Modelo tem dois anos de garantia (Fotos: Divulgação)

As linhas da carroceria estão mais arredondadas

(Fotos: Divulgação)


Reestilizado e com novo motor 2.0 flex 16V (agora mais potente), Mitsubishi Pajero TR4 chega em outubro para enfrentar outros utilitários-esportivos, como Kia Sportage, Hyundai Tucson e Ford Ecosport. Além das alterações visuais, com linhas mais arredondadas na carroceria, que podem ser notadas no para-choque, para-lama, capô e faróis , os preços também são outros: partem de R$ 65.550 (nova configuração GLS, mecânica), cerca de mil reais mais barata que a versão básica anterior, e chegam a R$ 71.990 – modelo automático -, R$ 2.500 mais em conta.

O jipinho japonês está com propulsor mais forte, ganhou sete cv a mais que a versão anterior. Com álcool, o carro gera até 140 cv, já com gasolina são 135 cv. De acordo com a montadora, o propulsor também é 5% mais econômico do que o antigo modelo. A marca diz que o veículo chega a fazer até 11 km/l (cidade/estrada).

TRANSMISSÃO - A Mitsubishi oferece o SUV em duas opções de câmbio: manual, de cinco velocidades (GLS e MT), e automático, de quatro (AT). Na transmissão mecânica as duas versões se diferenciam por freio ABS, air bag para passageiro e freios a disco nas quatro rodas – itens encontrados em modelos MT.

Modelo tem dois anos de garantia

Entre as novidades estão: a saída de ar lateral e as rodas de liga leve de 17´´

ON E OFF ROAD - O ZAP teve a oportunidade de testar o modelo automático, que deve ser responsável por 40% da vendas, segundo a marca. No percurso de mais de 20 Km, na região de Itu (interior de São Paulo), deu para sentir que o 4×4 é valente em trilhas. Não há tempo ruim na hora de encarar a lama e os obstáculos de trilha.

Conforme o tipo de terreno, o condutor pode escolher o tipo de tração (4×2, 4×4 contínuo, 4×4 com bloqueio de diferencial e 4×4 reduzida) por meio de uma alavanca de câmbio.

Raio de giro é de 5,2 metros e o ângulo de entrada e saída: 35 graus

Raio de giro é de 5,2 metros e o ângulo de entrada e saída: 35 graus

Para enfrentar pistas secas, como estrada, o modelo não tem o mesmo desempenho. Pisando fundo no acelerador, o TR4 é preguiçoso na resposta. As mudanças de marcha também demoram para acontecer. Há momentos, para se ter idéia, que o carro só muda de marcha depois dos 5 mil giros.

No SUV, apesar de haver lugar para cinco passageiros, quatro vão com conforto (a pessoa que vai no meio do banco de trás não tem encosto de cabeça). O espaço para as pernas é razoável. Para pessoas altas, haverá uma certa dificiculdade para encontrar uma posição mais cômoda.

Outro ponto negativo são as portas traseiras, que não abrem muito e dificultam o acesso. Já a porta do bagageiro pode se tornar incoveniente em alguns estacionamentos, pois abertura é feita para lado direito e não para cima, como no Ford Ecosport. Se o motorista estiver em uma vaga apertada, precisará manobrar o modelo para descarregar o porta-malas.

Porta-malas tem um bom tamanho

Modelo fabricado em Goiás tem porta-malas de um bom tamanho

Para um jipe, a suspenção e a estabilidade são dois quesitos que o TR4 sabe trabalhar bem. A posição de dirigir, assim como a ergonomia são pontos altos do modelo. Há ajustes de altura do banco do motorista e do volante que trazem mais comodidade ao condutor. O utilitário também tem um bom porta-malas. São 500 litros (50 a mais que o Ecosport); com o banco traseiro rebatido a capacidade aumenta para 1.455 l.

O acabamento interno não chama muita atenção. O design do painel não é tão moderno e a finalização, apesar de não haver rebarbas, é toda de plástico. O revestimento escuro dos bancos traz um ar mais sério, além de ser bom na hora da limpeza.

Por dentro, a montadora redesenhou o painel e mudou também os revestimentos dos bancos

Por dentro, a montadora redesenhou o painel e mudou também os revestimentos dos bancos

MERCADO – O TR4, modelo de entrada da marca, é responsável por 25 % das vendas da Mitsubishi no Brasil. A fabricante espera vender mil unidades por mês. Além do SUV, a marca deve lançar até o dia 15 de outubro mais dois carros. Ainda não há outras informações. Para o último trimestre de 2010, a montadora adianta que haverá um novo projeto.

**o jornalista viajou a convite da montadora

Festival Brasil Off-road - 2009

De 23 a 25 de outubro 2009, Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo - SP, 2009 será um ano inesquecível para o fora-de-estrada brasileiro, pois registrará a evolução magistral do setor no VI Festival e Expo Brasil Off-Road, a ser realizado no Centro de Exposições Imigrantes, disputado pólo de eventos paulistano, atestando assim a importância e o status que o universo 4x4 conquistou.
O Festival Brasil Off-Road é o evento que estabeleceu o conceito fora-de-estrada no Brasil, e formatou essa categoria como um autêntico símbolo de liberdade.
O off-road como modalidade esportiva e de lazer teve inicio nos Estados Unidos logo após o término da 2ª Guerra Mundial.
Em seguida, foi a vez da Europa e não demorou muito para que todos os continentes se encantassem com as possibilidades que só o fora-de-estrada proporciona.
No Brasil, esta paixão começou com as atividades realizadas por clubes e associações, que transformaram o 4x4 em um estilo de vida. Focado no perfil desse seleto público, em 1997 surgiu a primeira edição do Festival Brasil Off-Road, que, de maneira inovadora, aproximou fabricantes de clientes e apaixonados pelo estilo.
Em 1998, atestou-se a segmentação de um mercado específico, despertando o interesse da imprensa e obtendo retorno de mídia espontânea (impressa e eletrônica) de R$ 1,5 milhão.
Os off-roaders de todo o País compraram a idéia de um megaevento, que agrega todas as tendências desse fabuloso universo.
Em 1999 o resultado foi ainda melhor com retorno de R$ 3 milhões em mídia. Além do aspecto comercial, o Festival de 2001 destacou-se pelo nítido interesse em informar e valorizar o uso correto dos veículos 4x4, equipamentos e acessórios.
No ano de 2003, o evento adquiriu proporções ainda maiores e recebeu visitantes de vários países, que elegeram o Festival como o maior encontro off-road da América Latina.
Maiores informações visite o site: http://www.brasiloffroad.com.br/index.asp

ATRAÇÕES SIMULTÂNEAS

Endurance Brasil Off-Road
Endurance é uma prova de resistência, habilidade, com alto nível de dificuldade, que exige muita sinergia e companheirismo. É realizado em área externa, com a largada e a conclusão dentro do evento.
Raid Brasil Off-Road
Raid é a modalidade mais tradicional do off-road. É uma prova de regularidade com percurso de mais de 100 quilómetros. Grande parte do trecho de um raid é composto por trilhas com acesso possível apenas aos carros com tração 4x4 e suspensão especial. Serão abertas 120 inscrições. Também é realizado em área externa, apenas com a largada e chegada na arena do Festival.
Indoor - categorias Força Livre e Originais
A modalidade Indoor é uma das mais emocionantes do fora-de-estrada. Trata-se de uma corrida realizada em um circuito fechado, na arena do Festival, onde os veículos largam e correm contra o cronômetro. A equipe que percorrer toda a pista no menor tempo é a vencedora. Serão abertas 60 inscrições.
Encontro Nacional de Jipe Clubes
São aguardados representantes de Jipe Clubes de todos os estados do Brasil, que se reunirão em área de 400 m², especialmente preparada.
Exposicão de Veículos antigos e militares
Test drive em pista exclusiva


Gigante escocês Land Rover Discovery 4 chega ao Brasil no fim do ano

Edimburgo, Escócia - Um furioso gigante foge para a floresta em meio a pedras e troncos de árvore, lança-se em abismos de lama e misteriosamente submerge na água gelada. Estamos na Escócia, mas não falamos do Monstro do Lago Ness e, sim, do Discovery 4. Ao contrário da mítica criatura aquática, o novo Land Rover existe. E faz tudo isso e muito mais.

(Fotos: Marco Antônio Rocha/ Ag. O Globo)

(Fotos: Marco Antônio Rocha/ Ag. O Globo)

O primeiro contato com o jipão - que chega ao Brasil no fim deste ano - não é dos mais amistosos: o volante do lado direito parece sorrir ironicamente, desafiando para uma volta em mão inglesa. Antes de pôr o pé na estrada, damos uma boa olhada no interior do automóvel. Os bancos dianteiros e o volante têm ajustes elétricos, os detalhes de madeira são de primeira e as forrações de couro bege impressionam - difícil até para os mais detalhistas encontrar uma costura fora do lugar. Coisa fina.

O número de botões diminuiu sensivelmente sem, no entanto, que o modelo seja mais simples que o antigo -muito pelo contrário. E é exatamente isso o que estamos prestes a descobrir. Falta, agora, apenas ligar o GPS que nos conduziria com perfeição: a cada trecho mais complicado, uma simpática portuguesa nos ensinaria o caminho. Vamos chamá-la de Luisa, em homenagem à mãe deste que vos escreve.

SUSPENSÃO FIRME E CONFORTÁVEL - Nossa jornada de 195 km por terras escocesas começa assim, numa mistura de curiosidade e receio de guiar pelo “lado errado” da pista. Saímos em direção ao interior do país, por estradinhas de mão dupla bem asfaltadas e estreitas, onde mal cabem dois carros. Melhor, então, maneirar na condução. A eficiência do silencioso V8 5.0 e a suspensão (tão firme quanto confortável), porém, pedem uma tocada mais agressiva. Hesitamos, mas nos rendemos ao apelo da máquina.

land-rover-interno

A direção leve tem relações variáveis: quanto mais rápido o Discovery 4 vai, mais firme o volante fica. O controle de estabilidade também não faz por menos e, como um anjo da guarda, entra em ação ao menor sinal de perigo. Por via das dúvidas, os freios foram aperfeiçoados.

Curva após curva, vamos cortando o tapete negro, até que nos deparamos com uma picape no sentido contrário. A única alternativa é desviar para a esquerda, onde encontramos uma valeta. No mesmo instante, o controle de estabilidade corrige a direção do bicho, mantendo-o no prumo. Um carro qualquer não faria o mesmo, e seguimos adiante com uma certeza: provocar um acidente sério a bordo deste jipão é para mestres na arte de fazer besteira.

Quilômetros depois e mais confiantes, ouvimos a ordem de Luisa: “Em 500 metros, vire à esquerda”. Mas ali não há asfalto, só terra e água! A diversão vai começar para valer. A quantidade de lama e o precipício que nos levaria até ela são intimidadores. Está na hora de acionar a reduzida, que seguraria o Discovery 4 até lá embaixo com apenas três rodas no chão e uma no ar. Diferentemente do que acontece em 4×4 de outras marcas, não é necessário fazer mais nada: um sistema controla o freio e o acelerador, cabendo ao motorista a angustiante tarefa de esperar. A força é absurda, e logo mergulhamos na água suja até o capô.

Há cinco configurações eletrônicas para diferentes pisos: asfalto; grama e neve; areia; rochas; e lama. É esta que escolhemos, avançando num cenário típico do “Jurassic Park”. A suspensão pneumática dá uma forcinha, subindo e descendo de acordo com o terreno.

land-rover-frente

CORRENTEZA, PARA ELE, É POÇA - Entre o nada e o lugar algum, Luisa se cala. Ela nos deixou nesta situação, o jipão haveria de nos tirar… Em poucos minutos, estamos diante de um rio com 20 m de largura, e o bichão encara a parada como se a correnteza não passasse de uma poça. Mais à frente, uma ponte estreita nos separa da volta ao asfalto. É para situações assim - e manobras urbanas - que existem quatro câmeras que enviam à tela do painel as imagens externas.

Perguntamo-nos quantas pessoas farão metade disso com seu Discovery. As mudanças visuais podem, erroneamente, reforçar a forma como muitos motoristas veem os 4×4. Neste caso, os plásticos foscos que atribuíam rusticidade à terceira geração (2005-2009) deram lugar a mais tinta e linhas menos abrutalhadas.

Porém não se engane: trata-se de um jipe que pode levar sete pessoas e esbanja conforto no asfalto, mas que nasceu para aventuras longe dele. Usá-lo para ir ao shopping e buscar crianças na escola é criar o Monstro do Lago Ness num aquário.

FICHA TÉCNICA:

Preço: Não decidido

Origem: Inglaterra

Motor (opção 1): A diesel, V6, 24v, biturbo, 2.993 cm³, potência de 248 cv(a 4.000rpm) e torque de 61,2kgfm (a 2.000rpm)

Motor (opção 2): A gasolina, V8, 5.000cm³, 32v, potência de 380cv (a 6.500rpm)e torque de 51,8kgfm(a 3.500rpm)

Transmissão: Integral com diferencial central. Câmbio automático de seis marchas

Suspensão: Independente, com molas pneumáticas

Pneus: 285/55 R19

Dimensões: 4,83m (comp.); 2,89m (entre-eixos); 2.583kg

Desempenho: 0-100km/h: 9,6km/l; máx.: 180km/h (diesel)

Consumo médio: 10,5km/l (diesel)

*O repórter viajou a convite da Land Rover

Novo site! Mercadorianet dá um "up-grade" na loja virtual, confira!

Quando resolvemos divulgar nossos produtos na internet, iniciamos na rede com um site simples para que as pessoas pudessem ver alguns serviços e ter uma idéia do que era possível fazer em uma capa de estepe, mostrar nossa tecnologia.

O tempo passou e sentimos a necessidade de transformar aquele site em uma loja virtual, onde o visitante e cliente já pudesse escolher algum produto e fazer o pedido, com isso assim já surgem algumas facilidades como parcelar com cartão de crédito ou pagar com boleto, tudo muito seguro, administrado pelo sistema PAGSEGURO que é nosso parceiro, sitema do maior provedor de internet do Brasil - UOL.



Após um bom tempo no ar, nosso site com mais de 150.000 (cento e cinquenta mil) visitas já pedia uma repaginada, foi quando decidimos neste mês de setembro colocar um site mais bonito e com alguns novos recursos.

Agora o cliente e visitante pode tirar suas dúvidas entrando em contato com nosso atendimento via chat no próprio site ou ainda nos chamando pelo skype direto do site, ficou muito mais fácil esclarecer as dúvidas, muito mais ágil!

Incluimos alguns banners laterais para anunciantes e também parceiros que queiram divulgar algum evento, produto ou algo de interresse de nossos clientes.

Caso você tenha interesse em fazer uma divulgação entre em contato conosco, teremos grande satisfação em atendê-lo(a).

Esperamos que gostem do novo site, estamos abertos a sugestões que nos ajudem a melhorar.

WWW.MERCADORIANET.COM.BR


Att. Octávio Augusto
Gerente de vendas
MERCADORIANET
octavio@mercadorianet.com.br