Mitsubishi Pajero TR4 2010 muda visual e motor

PAJERO TR-4 - UM CARRO DESSES MERECE UM LINDA CAPA DE ESTEPE!

Modelo tem dois anos de garantia (Fotos: Divulgação)

As linhas da carroceria estão mais arredondadas

(Fotos: Divulgação)


Reestilizado e com novo motor 2.0 flex 16V (agora mais potente), Mitsubishi Pajero TR4 chega em outubro para enfrentar outros utilitários-esportivos, como Kia Sportage, Hyundai Tucson e Ford Ecosport. Além das alterações visuais, com linhas mais arredondadas na carroceria, que podem ser notadas no para-choque, para-lama, capô e faróis , os preços também são outros: partem de R$ 65.550 (nova configuração GLS, mecânica), cerca de mil reais mais barata que a versão básica anterior, e chegam a R$ 71.990 – modelo automático -, R$ 2.500 mais em conta.

O jipinho japonês está com propulsor mais forte, ganhou sete cv a mais que a versão anterior. Com álcool, o carro gera até 140 cv, já com gasolina são 135 cv. De acordo com a montadora, o propulsor também é 5% mais econômico do que o antigo modelo. A marca diz que o veículo chega a fazer até 11 km/l (cidade/estrada).

TRANSMISSÃO - A Mitsubishi oferece o SUV em duas opções de câmbio: manual, de cinco velocidades (GLS e MT), e automático, de quatro (AT). Na transmissão mecânica as duas versões se diferenciam por freio ABS, air bag para passageiro e freios a disco nas quatro rodas – itens encontrados em modelos MT.

Modelo tem dois anos de garantia

Entre as novidades estão: a saída de ar lateral e as rodas de liga leve de 17´´

ON E OFF ROAD - O ZAP teve a oportunidade de testar o modelo automático, que deve ser responsável por 40% da vendas, segundo a marca. No percurso de mais de 20 Km, na região de Itu (interior de São Paulo), deu para sentir que o 4×4 é valente em trilhas. Não há tempo ruim na hora de encarar a lama e os obstáculos de trilha.

Conforme o tipo de terreno, o condutor pode escolher o tipo de tração (4×2, 4×4 contínuo, 4×4 com bloqueio de diferencial e 4×4 reduzida) por meio de uma alavanca de câmbio.

Raio de giro é de 5,2 metros e o ângulo de entrada e saída: 35 graus

Raio de giro é de 5,2 metros e o ângulo de entrada e saída: 35 graus

Para enfrentar pistas secas, como estrada, o modelo não tem o mesmo desempenho. Pisando fundo no acelerador, o TR4 é preguiçoso na resposta. As mudanças de marcha também demoram para acontecer. Há momentos, para se ter idéia, que o carro só muda de marcha depois dos 5 mil giros.

No SUV, apesar de haver lugar para cinco passageiros, quatro vão com conforto (a pessoa que vai no meio do banco de trás não tem encosto de cabeça). O espaço para as pernas é razoável. Para pessoas altas, haverá uma certa dificiculdade para encontrar uma posição mais cômoda.

Outro ponto negativo são as portas traseiras, que não abrem muito e dificultam o acesso. Já a porta do bagageiro pode se tornar incoveniente em alguns estacionamentos, pois abertura é feita para lado direito e não para cima, como no Ford Ecosport. Se o motorista estiver em uma vaga apertada, precisará manobrar o modelo para descarregar o porta-malas.

Porta-malas tem um bom tamanho

Modelo fabricado em Goiás tem porta-malas de um bom tamanho

Para um jipe, a suspenção e a estabilidade são dois quesitos que o TR4 sabe trabalhar bem. A posição de dirigir, assim como a ergonomia são pontos altos do modelo. Há ajustes de altura do banco do motorista e do volante que trazem mais comodidade ao condutor. O utilitário também tem um bom porta-malas. São 500 litros (50 a mais que o Ecosport); com o banco traseiro rebatido a capacidade aumenta para 1.455 l.

O acabamento interno não chama muita atenção. O design do painel não é tão moderno e a finalização, apesar de não haver rebarbas, é toda de plástico. O revestimento escuro dos bancos traz um ar mais sério, além de ser bom na hora da limpeza.

Por dentro, a montadora redesenhou o painel e mudou também os revestimentos dos bancos

Por dentro, a montadora redesenhou o painel e mudou também os revestimentos dos bancos

MERCADO – O TR4, modelo de entrada da marca, é responsável por 25 % das vendas da Mitsubishi no Brasil. A fabricante espera vender mil unidades por mês. Além do SUV, a marca deve lançar até o dia 15 de outubro mais dois carros. Ainda não há outras informações. Para o último trimestre de 2010, a montadora adianta que haverá um novo projeto.

**o jornalista viajou a convite da montadora

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