Volkswagen CrossFox 2014: fotos, preços e especificações

linha 2014 CrossFox chega ao mercado como uma variedade de recursos e equipamentos de segurança ativa e passiva desde a versão de entrada. O carro ganha nova arquitetura eletrônica, mais moderna, o que possibilita a instalação de recursos e equipamentos inéditos, além de itens adicionais de segurança.


carro CrossFox 2014 Volkswagen

Dessa forma, a linha CrossFox, que já traz de série freios ABS (Antilock Braking System ou Sistema Antitravamento dos freios) e airbags frontais, passa a contar também com o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) como equipamento de série.

carro CrossFox 2014 Volkswagen

Já disponíveis em modelos como Passat e Tiguan, o ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Toda vez que o motorista aciona o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes traseiras de freio de forma intermitente, sinalizando aos demais motoristas que o CrossFox está tendo uma desaceleração acentuada.

carro CrossFox 2014 Volkswagen

Mais do que sinalizar frenagens bruscas, o CrossFox 2014 recebeu evoluções no sistema de freio, que o tornaram ainda mais eficiente. Graças à adoção de freios o ABS de última geração e a utilização de um servo-freio com diâmetro maior – agora são 10 polegadas –, o condutor do CrossFox 2014 tem um melhor "feeling" de pedal de frenagem, de maneira que é possível sentir com mais precisão o momento em que se modula o pedal de freio para controlar melhor o espaço de frenagem do veículo.


Outra novidade que passa a ser de série no CrossFox 2014 é o Comfort Blinker, mais um importante recurso de conforto e segurança. Este dispositivo, presente também em modelos como Jetta e Passat, possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir com o veículo, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o sistema aciona a luz de seta três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa.

carro CrossFox 2014 Volkswagen - interior - por dentro

O I-System, item de série no CrossFox, também evoluiu. Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia).

Além disso, o I-System do CrossFox 2014 permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort. Esse dispositivo – mais uma evolução proveniente da nova arquitetura eletrônica e que está presente em todos os modelos da linha Fox 2014 equipados com o I-System – emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica.

Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: "Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor" e "Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado".

Com o câmbio automatizado I-Motion, o ECO Comfort também emite sinais para que o motorista dirija da forma mais eficiente. Se o motorista estiver por um longo período com a alavanca de câmbio na posição "S" (Sport), permitindo que as marchas sejam trocadas em rotações mais elevadas, surge uma mensagem recomendando "Colocar a alavanca seletora na posição 'D' (Drive)". Se o motorista preferir, todas as funções do ECO Comfort podem ser desativadas.

Tecnologia e equipamentos

O CrossFox 2014 conta com os seguintes itens de série: direção hidráulica, conta-giros, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, faróis com máscara negra, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, para-choques pintados na cor da carroceria, desembaçador do vidro traseiro, aviso sonoro dos faróis ligados, entre outros.

Como novidade está o sistema de limpadores do para-brisa dianteiro. As palhetas utilizam a tecnologia aerowischer, que tem funcionamento mais silencioso, com melhores aerodinâmica, performance e durabilidade, em comparação às palhetas convencionais.

Além disso, os limpadores dos vidros do CrossFox nunca param no meio do para-brisa, mesmo quando o veículo é desligado com o sistema acionado. Graças à nova arquitetura eletrônica, os limpadores sempre completam o movimento e voltam à posição inicial. O mesmo vale para a palheta do limpador do vidro de trás. Esta, por sinal, liga automaticamente toda a vez que o limpador dianteiro estiver acionado e a marcha à ré for engatada.

carro CrossFox 2014 Volkswagen - interior - por dentro - console central

Outra novidade é o rádio global RCD 320. O sistema, o mesmo utilizado no Jetta Comfortline, concentra os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio – inclusive as entradas Auxiliar, USB e SD-Card. Seguindo a iluminação em vermelho do restante do painel (os botões são iluminados em vermelho e o restante conta com luz branca), o rádio também tem grande interação com o I-System, transmitindo as informações exibidas na tela do rádio no display central do painel de instrumentos.

carro CrossFox 2014 Volkswagen - interior - por dentro - painel

O sistema Bluetooth oferece o recurso "hands free" (mãos livres), que possibilita ao motorista efetuar ou receber chamadas telefônicas utilizando apenas as teclas do volante multifuncional, item que agrega tanto comodidade como segurança, pois o condutor não precisa tirar as mãos do volante.

Ainda em relação ao Bluetooth, nos novos sistemas de som a interface com os aparelhos mais modernos disponíveis no mercado é muito avançada. É possível, por exemplo, parear não apenas os contatos da agenda do telefone, mas também sincronizar com o aparelho de som do carro os arquivos de áudio armazenados no celular. Dessa forma, pelas teclas do volante, o motorista consegue selecionar a playlist de músicas salvas no celular. Tudo isso sem a necessidade de utilizar cabos.

Todos os rádios contam também com entradas Auxiliar, USB e SD-Card na parte frontal do painel, em local de fácil acesso. Essa entrada, capaz de ler arquivos salvos em diversos formatos, ainda permite carregar a bateria do celular – desde que o telefone conte com um cabo com formato USB padrão. Outra comodidade oferecida no console central do Fox é a entrada de 12 volts. Todas essas operações têm interface com o I-System, seja na tela central do painel de instrumentos ou no display do rádio.

Conectado ao rádio está outra exclusividade do CrossFox: o PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar. Quando equipado com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros (opcional), o Fox e o CrossFox 2014 exibem na tela central do rádio a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), com uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui.

O sistema, que funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro, conta ainda com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.

Motores e transmissões

O CrossFox é oferecido com o motor 1.6l EA111 VHT Total Flex. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6 é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.

Nessa configuração, o CrossFox 1.6l acelera da imobilidade até os 100 km/h em 10,5 segundos e tem velocidade máxima de 184 km/h, quando abastecido com etanol. Utilizando gasolina, o modelo 1.6 chega aos 183 km/h e precisa de 10,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox). O CrossFox I-Motion procura oferecer o conforto de um câmbio automático e a eficiência mecânica de um câmbio manual. Além disso, o preço do câmbio I-Motion éatraente, se comparado à transmissão automática convencional (com conversor de torque).

A base da transmissão ASG é a caixa de câmbio manual de cinco marchas, cujo comando manual é substituído por um conjunto de atuadores eletrohidráulicos, comandados por uma unidade de controle eletrônico da transmissão (TCU – Transmission Control Unit). Com os mesmos números de torque e de potência do modelo equipado com o câmbio manual, o CrossFox 1.6l I-Motion acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos (com etanol) e 11,3 segundos (com gasolina). A velocidade máxima é de 184 km/h (etanol) e 183 km/h (gasolina).

Interior

O Volkswagen Fox conta com banco traseiro corrediço, posição elevada de dirigir e vários porta-objetos distribuídos pela cabine (incluindo um espaço na lateral da porta capaz de acomodar uma garrafa de 1,5 litro e uma gaveta sob o banco do motorista) são alguns dos destaques do interior do CrossFox.

carro CrossFox 2014 Volkswagen - interior - por dentro

O painel ganhou uma nova cor, cinza ("Storm Gray"). O console central foi totalmente retrabalhado e passa a contar com um novo padrão de acabamento, com materiais mais nobres, maior quantidade de linhas cromadas e acabamentos diferenciados entre as versões.

carro CrossFox 2014 Volkswagen - interior - por dentro - painel de instrumentos

O painel de instrumentos (cluster) também evoluiu e traz nova serigrafia, para facilitar a leitura e com luzes brancas e vermelhas, com visual clean e mais nítido. A iluminação da cabine tem o sistema progressivo de desligamento (fade out). Ou seja, em vez de apagar as luzes internas de uma vez, o sistema de iluminação controla a intensidade das lâmpadas, reduzindo de forma gradativa e suave as luzes até que elas se desliguem.

carro CrossFox 2014 Volkswagen - interior - por dentro - acionamento do farol

Outro destaque do CrossFox 2014 é o novo conceito de acionamento de faróis e lanternas. Herdado de modelos importados, como a linha Passat, por exemplo, o novo mecanismo de chave seletora integrado ao painel, à esquerda da coluna de direção, dá ao condutor da linha Fox melhor ergonomia e um aspecto mais moderno ao painel.

Preços


  • VW CrossFox 1.6 2014 - R$ 50.600
  • VW CrossFox 1.6 2014 - R$ 53.690

Nenhum comentário: